Na busca de minimizar os impactos ambientais e preservar os curso d'água que nascem e passam pelo Povoado Do Jardim Serra Azul, foi discutido no dia 21/11/2010, durante a última reunião da ONG, o Projeto do Reaproveitamento do Óleo de Fritura, usado na cozinha das residências local. Assim este projeto, foi iniciado através da Educação Ambiental, onde ONG busca realizar atividades participativas e incentivadoras, conscientizando às pessoas envolvidas em suas ações, da necessidade de preservar os recursos naturais e despertando uma visão mais crítica da importância que esta ações poderão proporcionar na melhoria da qualidade de vida.
PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO
Por que produzir?
O descarte do óleo usado na cozinha é um dos graves problemas ambientais da atualidade, especialmente no Brasil. Um retrato do que pode acontecer no caso desse material ir parar no esgoto está das cidades. O óleo que fica retido no encanamento atrai variados tipos de pragas e ainda contribui para as enchentes que têm ocorrido periodicamente.
O óleo que chega intacto aos rios e às represas da cidade fica na superfície da água e pode impedir a entrada de luz que alimentaria o fitoplâncton (conjunto de organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática). Além disso, quando atinge o solo, ele tem a capacidade de impermeabilizá-lo, dificultando, por exemplo, o escoamento de água das chuvas e contaminando o solo e, consequentemente, os lençóis freáticos.
. Tal quadro propicia as enchentes, com graves consequências para a população.
Além desses problemas, a decomposição do óleo (um processo bem demorado) também emite metano na atmosfera - o gás de efeito estufa (GEE) que contribui para o superaquecimento terrestre.
A melhor solução, portanto, está bem perto da gente. Cada um de nós, dentro de casa, pode participar ativamente na solução do problema ambiental empregando o material usado para um destino bastante útil: a produção de sabão! Isso mesmo: sem equipamentos sofisticados, você pode produzir alguns tipos de sabão a partir do óleo de soja usado na cozinha. Ao serem associados a plantas e ervas medicinais, eles podem ter várias finalidades caseiras: lavar animais, roupas e louças, por exemplo.
Além de evitar problemas para o meio ambiente, você ainda vai ter outros benefícios: uma boa higiene mental, economia na compra de sabões para a sua casa e até uma fonte de reforço para o seu orçamento familiar.
No curso de Produção de sabão ecológico, você irá aprender a produzir não só a partir do óleo de cozinha usado, mas também a fazer os sabonetes medicinais, sem o óleo, com vários benefícios para a sua pele.
Site: http://www.anvisa.gov.br/legis/index.htm