A melhor forma de se obter sucesso profissional e, ao mesmo tempo poder ser útil à humanidade, servindo através do trabalho, é através da busca de qualificação. Se no Brasil, estamos engatinhando nessa área, aqui, em nossa pequena comunidade, tem gente dando exemplo para quem quiser ver e seguir. Fernando Batista do Carmo, rapaz simples, de família humilde, órfão de pai, mas não de apoio familiar é o vice-presidente da nossa ONG Palha de Milho. Sua mãe, viúva há muitos anos e seu irmão, um jovem dedicado ao trabalho, lhe dão inteira cobertura, dentro de suas posses.
O Fernando da Almira, como aqui é conhecido junto a nós, joga por terra o velho preconceito de inferioridade que cerca a escola pública. Sempre estudou onde podia: escolas municipal, estadual e federal. Aos vinte anos, já carrega na bagagem o diploma de tecnólogo em Gestão Ambiental pela UFV – Campus Florestal, recebendo, inclusive, com mais um colega, em Brasília, prêmio por trabalho de pesquisa no reaproveitamento da fumaça das chaminés, transformando-a em defensivo agrícola orgânico – e, agora, acaba de se formar no Curso Técnico de Mineração, feito à noite, no CECON – Ensino Profissional, na vizinha cidade de Itaúna, já que, durante o dia, cursa Agronomia na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.
A ONG Palha de Milho através de sua direção e associados parabeniza Fernando Batista do Carmo por mais esta conquista e, ao mesmo tempo, lhe agradece pelo grande trabalho que vem desempenhando como vice-presidente.