Mensagem do mês



"O amor à natureza é o único que não trai as esperanças humanas. Com ele, não há decepções".

Honoré de Balzac






sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Projeto “Bares Sustentáveis” 2011


O Projeto “Bares Sustentáveis” tem como meta, em 2011, transformar resíduos em matéria-prima para artesanato.
Garrafas de vidro, latinhas e lacres de alumínio, pet e demais resíduos se transformarão em arte através das mãos habilidosas e da criatividade dos integrantes do artesanato da ONG Palha de Milho.
2011 promete...




Reunião entre as coordenadorias do Projeto “Bares Sustentáveis” 
e do Artesanato da ONG Palha de Milho
  

Novas Parcerias em 2011

Realizou-se no dia 23/12/2010, na Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, reunião envolvendo a ONG Palha de Milho e a Consultec Jr, empresa de consultoria que abrange alunos dos cursos superiores do Campus.
Participaram da reunião Alberto A. Gontijo, Presidente da Consultec Jr; Fernando Batista, Vice – Presidente da ONG Palha de Milho e Diretor de Ação Social da Consultec Jr; Giovanna Bauer, estagiária da ONG Palha de Milho e Diretora de Gestão de Pessoas da Consultec Jr e Diego Mendes estagiário da ONG Palha de Milho.
O foco da reunião foi a análise de projetos em parceria que poderão ser implementados em 2011.
Segundo Fernando Batista, as possibilidades de êxito são iminentes: “Estou certo do sucesso dessa parceria, uma vez que tanto a ONG Palha de Milho como a Consultec Jr priorizam o desenvolvimento local, utilizando como ferramentas a educação, a informação e a responsabilidade social. Além deste fato, vale destacar a visão empreendedora dos diretores da Consultec Jr, que em muito somarão à ONG nesta parceria.”
Entre os projetos discutidos, pretende-se, no primeiro momento, implantar,  nos primeiros meses de 2011, o Projeto “Sangue Bom”, voltado à doação de sangue e o Projeto Florestal Conectado, que visa incluir no mundo digital, adolescentes e adultos carentes do município.
Giovanna Bauer relata a importância de buscar a implantação do Projeto Florestal Conectado: “Conversando com membros do Terceiro Setor, uma das principais queixas é a lacuna de projetos na área de inclusão digital.”
Para maiores informações sobre os projetos desenvolvidos pela ONG Palha de Milho e pela Consultec Jr, envie suas dúvidas para:


Alberto A. Gontijo, presidente da Consultec Jr. e
Fernando C. vice- presidente da ONG PALHA DE MILHO

Diego e  Giovanna Bauer, estagiários da ONG

Denuncie o tráfico de animais silvestres.

        
         Não compre animais silvestres. Ter espécie nativa em cativeiro, sem comprovação da origem do animal, é crime previsto em lei.
Seja vigilante. Se presenciar a venda na feira livre ou depósito de tráfico, avise a polícia. Informe dados precisos da ocorrência.

        



Denúncias ao IBAMA através da Linha Verde Tel. 0800 61 8080 e a Polícia Militar de Meio Ambiente Tel. (31) 3532-1748




A COMUNIDADE DE JARDIM ”MOSTRA SUA CARA”.

A convite do Programa Dedo de Prosa, adolescentes, jovens e, principalmente, idosos da Comunidade de Jardim, zona rural de Mateus Leme, se fizeram presentes na TV Horizonte no último dia 18/12/2010, de 14h às 15h. A ONG Palha de Milho se encarregou de organizar o evento. Foram levadas amostras dos vários projetos desenvolvidos em palha de milho, jornal, sabonete, pano, sandálias. A dupla, Toni e Dinho, de Serra Azul, animou o programa cantando modas ao som dos violões.
Foi muito bom sentir, já dentro do ônibus, a animação das pessoas. Afinal, essa gente – a maior parte envolvida nos projetos da ONG – que, praticamente, nunca esteve “no mapa” dos poderes públicos, estava indo mostrar o de que é capaz num programa de televisão. Fomos recebidos com muito carinho pelo jornalista e apresentador Juarez Eliziário e sua dinâmica equipe que nos deixaram confortavelmente à vontade.
Coincidentemente, enquanto seguíamos rumo a Belo Horizonte, nosso Presidente, Maurício Júnior nos informou que, finalmente, ficou pronto o nosso CNPJ. Então, minha gente, agora ninguém segura a nossa ONG!
Aproveitamos o ensejo para desejar e a todos um Natal e Ano Novo repletos de bênçãos.
Gil Martins de Oliveira.


Durante o programa “Dedo de Prosa”, o apresentador entrevista a
madrinha da ONG, Dona Margarida.




Moradores do Jardim Serra Azul no programa "Dedo de Prosa".


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O FOGO DA PALHA

NATAL DE 2010


Se o pólen do pendão do milho não se desprender – pela ação do vento e das abelhas – e chegar até os “cabelos” da espiga recém-nascida, nada acontecerá, pois cada “cabelinho” está ligado ao sabugo para o qual leva a fecundação que forma os grãos.

Nossa ONG PALHA DE MILHO está dando certo porque a gratuidade de todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, está sendo “polinizada” pelas bênçãos de Deus e da Mãe de Misericórdia.

Neste Natal, o artesanato da ONG dispõe de muitas toalhas para enfeitar a gruta, palhas macias para forrar a manjedoura, sabonetes decorados para o banho do Menino Jesus, sandálias pintadas para Maria, José e os pastores e samburás de palha para levar os presentes. Tudo feito pelas pessoas da Comunidade de Jardim, na zona rural de Mateus Leme.

O fogo produzido pela palha de milho é fugaz, acaba logo, contudo, se continuarmos a depositar sobre ele a “lenha” da solidariedade e da gratuidade, a chama se tornará eterna.

Gratidão sempre.

Feliz Natal e muita convivência humana e cristã em 2011 e sempre.

ONG Palha de Milho.

ongpalhademilho@ymaI.com

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Participação da ONG no Programa Dedo de Prosa na TV Horizonte

A ONG participará do Programa “Dedo de Prosa” da TV Horizonte, na data 18/12/2010, das 14:00 às 15:00. Será fretado um ônibus e serão abertas 40 vagas para a viagem. Serão dadas prioridades aos idosos do Povoado.


Durante o programa do dia 18/12/2010,  serão apresentados os artesanatos  feitos por alguns membros da ONG Palha de Milho. 

Dona Margarida transmitindo cultura 

Bolsa feita de palha de milho

Artesanato feito pelos alunos da ONG

Aula de artesanato

Nicinha ensinando pintura  aos alunos

O Dedo de Prosa, primeiro programa da televisão brasileira voltado para os cidadãos da terceira idade e completa dez anos no ar em setembro de 2010.

Apresentado pelo jornalista Juarez Elisiário é transmitido ao vivo, sábado, de 14:00 às 15:00 horas, através da TV Horizonte, de Belo Horizonte, TV Horizonte Educativa de Sabará e Caeté (Expansão em 2009) e domingo, de 16:00 às 17:00 pela TV Nazaré, de Belém do Pará.


sábado, 11 de dezembro de 2010

Artesanato

Para aperfeiçoar o artesanato da ONG, foi criada em reunião ordinária da ONG em 11/2011, a Coordenadoria de Artesanato da ONG Palha de Milho, composta por Nicinha, Myriam e Stella.
O projeto baseia-se no aprendizado do artesanato, visando o resgate da autoestima, entretenimento e geração de emprego e renda.


Reunião ordinária  para criação da  Coordenadoria de Artesanato
Coordenadoria de Artesanato , composta por Myriam, Nicinha e Stella.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Consciência ambiental

Na busca de minimizar os impactos ambientais e  preservar os curso d'água que nascem e passam pelo Povoado Do Jardim Serra Azul, foi discutido no dia 21/11/2010, durante a última reunião da ONG, o Projeto do Reaproveitamento do Óleo de Fritura, usado na cozinha das residências local. Assim este projeto, foi iniciado através da Educação Ambiental, onde ONG busca realizar atividades participativas e incentivadoras, conscientizando às pessoas envolvidas em suas ações, da   necessidade de preservar os recursos naturais e despertando uma visão mais crítica da importância que esta ações poderão proporcionar  na melhoria da qualidade de vida.


PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO

Por que produzir?

O descarte do óleo usado na cozinha é um dos graves problemas ambientais da atualidade, especialmente no Brasil. Um retrato do que pode acontecer no caso desse material ir parar no esgoto está das cidades. O óleo que fica retido no encanamento atrai variados tipos de pragas e ainda contribui para as enchentes que têm ocorrido periodicamente.
O óleo que chega intacto aos rios e às represas da cidade fica na superfície da água e pode impedir a entrada de luz que alimentaria o fitoplâncton (conjunto de organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática). Além disso, quando atinge o solo, ele tem a capacidade de impermeabilizá-lo, dificultando, por exemplo, o escoamento de água das chuvas e contaminando o solo e, consequentemente, os lençóis freáticos.
. Tal quadro propicia as enchentes, com graves consequências para a população.
Além desses problemas, a decomposição do óleo (um processo bem demorado) também emite metano na atmosfera - o gás de efeito estufa (GEE) que contribui para o superaquecimento terrestre.
A melhor solução, portanto, está bem perto da gente. Cada um de nós, dentro de casa, pode participar ativamente na solução do problema ambiental empregando o material usado para um destino bastante útil: a produção de sabão! Isso mesmo: sem equipamentos sofisticados, você pode produzir alguns tipos de sabão a partir do óleo de soja usado na cozinha. Ao serem associados a plantas e ervas medicinais, eles podem ter várias finalidades caseiras: lavar animais, roupas e louças, por exemplo.
Além de evitar problemas para o meio ambiente, você ainda vai ter outros benefícios: uma boa higiene mental, economia na compra de sabões para a sua casa e até uma fonte de reforço para o seu orçamento familiar.

No curso de Produção de sabão ecológico, você irá aprender a produzir não só a partir do óleo de cozinha usado, mas também a fazer os sabonetes medicinais, sem o óleo, com vários benefícios para a sua pele.

Site: http://www.anvisa.gov.br/legis/index.htm

domingo, 10 de outubro de 2010

Dos projetos desenvolvidos pela ONG

Reuniões. 


Durante as quatro últimas reuniões da Ong Palha de Milho, foram discutidos e proposto pelos seus membros e colaboradores alguns projetos que serão desenvolvidos pela Ong no Povoado Do Jardim Serra Azul e posteriormente será multiplicado na região da cidade de Mateus Leme. 



Projetos 

 Gerenciamento de Resíduos Sólidos (pilhas, vidros, baterias e lâmpadas) ; educação Ambiental; reaproveitamento de óleo de fritura; controle; qualidade de águas e  “Bares Sustentáveis”.  

Estes projetos estão sendo desenvolvidos com o apoio dos estagiários Diego Mendes dos Santos  e Giovanna Bauer Valério, sendo que os dois são alunos do Curso de Gestão Ambiental. Os dois estagiários tem como orientador o  vice-presidente da Ong  Palha de Milho e Gestor Ambiental, Fernando Batista do Carmo.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Centro de Qualificação Profissional

A partir deste 15/05/2010, Mateus Leme passa a contar com uma pequena, mas bela solução para o problema do desemprego. Trata-se do Centro de Qualificação Profissional em Tornearia Mecânica, inaugurado pela ONG Palha de Milho, à Rua Alagoas, 70, no Distrito de Serra Azul.




Isso só se tornou possível, graças ao despojamento de inúmeras pessoas como o Sr. Waldir Teixeira Cardoso, empresário do ramo em Contagem, que nos doou o torno, em comodato; graças ao Sr. José Macieira que nos cedeu, sem ônus, o galpão para as aulas práticas; graças a Jaymes Martins Junior, mentor e coordenador do curso; graças também, aos professores-Instrutores, vindos de Contagem e Belo Horizonte, que, apesar das suas inúmeras ocupações, nos cederam cada um, um sábado por mês. E, finalmente, graças à Direção da Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes, na pessoa da Senhora Noêmea.



Como a ONG Palha de Milho tem a educação como uma de suas metas, nada melhor do que uma parceria com a Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes, de Serra Azul, onde será ministrada a parte acadêmica (teórica). Só que, para entrar no curso, o aluno deve estar terminando o Ensino Médio: segundo e terceiro anos. Por quê? Para não corrermos o risco de qualificarmos profissionalmente o jovem, ele achar que isso é bastante e abandonar os estudos.



Ao concluir o curso, os alunos serão treinados para a chegada ao mercado de trabalho pela Martins Guerra Consultoria, de Contagem. (É esta empresa que treina e seleciona o pessoal que trabalha na AmBev, de Juatuba).



Em sua sede, na Comunidade de Jardim, a ONG continua oferecendo cursos de artesanato, informática, música, alfabetização de adultos e propiciando o acesso à internet, além de uma mini-biblioteca.



Com uma diretoria composta por muitos e dinâmicos jovens, vários deles egressos de cursos do CEDAF (Florestal), nossa ONG, podemos assim dizer, já tem a Universidade Federal de Viçosa como parceira. O Professor Fernando Lemos, por exemplo, pós-doutorado em Engenharia Agrícola e Ambiental – entre outros cursos – é associado e até já incluiu nossa ONG em projetos da UFV.



Quando algo dura pouco, dizemos que é “fogo de palha”. Ma se viessem chamas da nossa Palha de Milho, certamente, elas serviriam para aquecer, ainda mais, o entusiasmo e a vontade de todos os voluntários envolvidos no Projeto. Quem viver verá.



Seguem abaixo algumas fotos do evento:

Prof. Gil, Prof. Fernando Lemos (UFV), e Dr. Júlio (benfeitor da ONG)


Professor Leonardo Martins que deu a primeira aula




Prof. Gil Martins

ONG PALHA DE MILHO

sexta-feira, 16 de julho de 2010

VI Festa do Leite



    O Distrito de Serra Azul, Mateus Leme, viveu três dias (30/04, 1 e 2/05) de muita e alegre movimentação com a realização da VI Festa do Leite. As garotas da Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes desfilaram representando haras, sítios e fazendas da região; o tradicional concurso da carroça mais enfeitada; barracas com comidas típicas; apresentação de duplas e bandas e – não podia mesmo faltar – a distribuição de leite com Chocolate aos presentes.

Bem organizada pela Direção, alunos e funcionários da Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes, a festa levou muita gente a Serra Azul, principalmente, no sábado, 01/05. A forte presença das famílias era um sintoma do tom ordeiro e organizado do evento, pois ninguém expõe seus filhos em ambiente de segurança duvidosa.

Como toda primeira infância precisa de leite para se desenvolver, nossa recém-nascida ONG Palha de Milho não podia perder essa boca. Estivemos presentes com uma barraca que serviu tropeiro, bolinho de feijão, pastel, caldo de mandioca e garapa (caldo de cana para os urbanos). O primeiro objetivo da nossa presença foi divulgar a ONG. O segundo, angariar fundos para cobrir nossas despesas de funcionamento. O resultado financeiro foi como trocar seis por meia dúzia, mas valeu a pena nos sentirmos parte da grande comunidade que se fez presente à festa. Afinal, - como expressava a faixa estendida na barraca – nossas metas são: EDUACAÇÃO, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. É com essa bandeira que estamos na luta.

Seguem abaixo algumas fotos do evento:

Barraca da ONG Palha de Milho


Desfile das carroças

Distribuição de leite com chocolate aos presentes, na praça    
Prof. Gil Martins
ONG PALHA DE MILHO

Ambiente


Ter bom desempenho ambiental é participar da permanente invenção de um mundo interessante, reduzindo só minimamente as possibilidades de reinventá-lo.

Alguns diriam: não deveríamos nem reduzir aquelas possibilidades!
Mas não é possível.

E por força dessa impossibelidade, para um bom desempenho ambiental é indispensável um mínimo de generosidade:
a suficiente.                              


Solidário x generoso

    Não nos revelamos generosos ao darmos um pouco daquilo que já temos demais para quem não tem o suficiente. Generosidade verdadeira seria dar o que pode faltar; e generosidade suficiente seria aceitar dispor apenas do necessário, aumentado as possibilidades de outros disporem do essencial.
    É difícel, talvez impossível, delimitar o que seria o necessário para um ser humano. Parece ser igualmente difícel o ser humano decidir não querer demais aquilo que não existe en quantidade suficiente para todos.
    É difícil para o ser tipicamente humano e potencialmente generoso notar quando ele já tem o suficiente. Assim, infelizmente para aqueles que esperam generosidade, os humanos voltaram-se para o exercício da solidariedade: comportamento presente em várias espécies sociais; e mais eficazmente exercida entre aqueles que têm mais.
      O comportamento solidário já estava presente no ser social que evoluiu para humano. Já generosidade é manisfetação genuinamente humana, essencial para a construção de humanidade. A diferença entre solidariedade e generosidade é semelhante àquela que existe entre cooperar e doar. Muito grande.
       Solidariedade emerge tanto da força de interesses convergentes, quando da força de interesses opostos. Generosidade é não precisar, é doar sem nada receber, sem nada querer- não querer nem mesmo a satisfação de poder dar. A grande diferença apontada não torna a solidariedade sempre pequena. Somente menos virtude do que a generosidade, pois quando a generosidade está presente em nobre ato solidário, humanidade fica evidente.

      " Luiz Renato D'Agostini/Ana Paula Pereira cunha"

quarta-feira, 31 de março de 2010

Escrevendo a História...

UMA ONG NA ROÇA

                Há pouco tempo, os jovens Fernando Batista do Carmo e Maurício Júnior de Almeida, ambos, tecnólogos em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, campus – CEDAF procuraram o professor aposentado Gil Martins de Oliveira, que desenvolve projetos educativos, como voluntário, na Comunidade de Jardim, zona Rural de Mateus Leme, propondo a criação de uma ONG.  Proposta feita, proposta aceita.
                Situada às margens do Ribeirão Serra Azul, importante, também, pelo abastecimento hídrico de Belo Horizonte e cidades da grande BH e ao sopé de uma serra terrivelmente castigada pelas mineradoras, além de uma forte vocação agrícola, essa ONG só podia ter um destino: engajar-se na luta pela defesa, preservação e conservação do meio ambiente através de cursos de capacitação, formação e treinamento em meio ambiente, saúde, educação, cultura, economia solidária e desenvolvimento econômico sustentável.

A única exigência feita pelo professor foi que todos os projetos em andamento, na comunidade, fossem acolhidos pela ONG: cursos de Informática, Música (teclado), alfabetização de adultos, artesanato em palha de milho, pintura em tecido e o de qualificação profissional em torno mecânico.

A Biblioteca Comunitária construída pelo professor com ajuda financeira de amigos foi transformada em Centro Comunitário, sede da ONG Palha de Milho. Esta denominação foi dada em homenagem a D. Margarida, uma idosa da comunidade que ensina artesanato em palha de milho (bolsas, samburás).

A ONG Palha de Milho fica situada no KM 09, Rodovia LMG 821(Mateus Leme-Serra Azul), número 9300, CEP 35674-000, Distrito de Serra Azul, Mateus Leme, MG. Por enquanto, não dispõe de endereço eletrônico. Festivamente inaugurada no último dia 06/02/2010, resta, agora, esperar que, de dentro “dessa Palha de Milho saiam muitas sementes que possam germinar e produzir frutos em abundância”.

Interessante é o fato da presença maciça de pessoas formadas ou em formação ligadas á Universidade Federal de Viçosa, do Campus de Florestal, senão vejamos: Maurício Júnior de Almeida, tecnólogo em Gestão Ambiental, Campus-CEDAF, é o presidente; Fernando Batista do Carmo, tecnólogo em Gestão Ambiental e Calouro de Agronomia da UFV, Campus-CEDAF, é o vice-presidente; Rafael Oliveira Bento, tecnólogo em Gestão Ambiental, Campus–CEDAF, é titular do Conselho Fiscal; Gilson Gonçalves Maia, técnico em Agropecuária e calouro de Agronomia da UFV, Campus-CEDAF é o Primeiro Tesoureiro; além do apoio de João Batista Lina, tecnólogo em Gestão Ambiental, Campus-CEDAF; Sônia Pimentel, tecnóloga em Gestão Ambiental, Campus-CEDAF e a importante presença do Professor Carlos Fernando Lemos da UFV, Campus CEDAF. Não é viçosa essa ONG?

Verdade seja dita que são dezenas de voluntários comprometidos, gente da própria comunidade, da região e de fora, todos empenhados em fazer da Palha de Milho um instrumento capaz de contribuir para que a vida se torne mais humana no Planeta Terra.
Gil Martins de Oliveira.

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa realizado" Roberto Shinyashiki

Caros amigos e amigas,

O que, até pouco tempo, era sonho, tornou-se realidade: Nossa ONG Palha de Milho está na praça. E uma ONG da roça, com esse nome, só podia ter um destino ou vocação: "engajar-se na luta pela defesa, preservação e conservação do meio ambiente através de cursos de capacitação, formação e treinamento em meio ambiente, saúde, educação, cultura, economia solidária e desenvolvimento econômico sustentável", conforme reza o estatuto. Além, é claro, de continuar oferecendo cursos de informática, música, artesanato, alfabetização de adultos, bordado e pintura em pano e o de Qualificação para o Trabalho: torneiro mecânico, a começar brevemente.

Com toda certeza, teremos uma boa parceria com a Universidade Federal de Viçosa, através do CEDAF, de Florestal, uma vez que tecnólogos em Gestão Ambiental, técnicos em Agronomia e professores ou fazem parte da diretoria ou são sócios da ONG.

Seguem algumas fotos da inauguração.

Um grande abraço. 
Gil Martins de Oliveira
Roça - Mateus Leme - MG