Mensagem do mês



"O amor à natureza é o único que não trai as esperanças humanas. Com ele, não há decepções".

Honoré de Balzac






quarta-feira, 31 de março de 2010

Escrevendo a História...

UMA ONG NA ROÇA

                Há pouco tempo, os jovens Fernando Batista do Carmo e Maurício Júnior de Almeida, ambos, tecnólogos em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, campus – CEDAF procuraram o professor aposentado Gil Martins de Oliveira, que desenvolve projetos educativos, como voluntário, na Comunidade de Jardim, zona Rural de Mateus Leme, propondo a criação de uma ONG.  Proposta feita, proposta aceita.
                Situada às margens do Ribeirão Serra Azul, importante, também, pelo abastecimento hídrico de Belo Horizonte e cidades da grande BH e ao sopé de uma serra terrivelmente castigada pelas mineradoras, além de uma forte vocação agrícola, essa ONG só podia ter um destino: engajar-se na luta pela defesa, preservação e conservação do meio ambiente através de cursos de capacitação, formação e treinamento em meio ambiente, saúde, educação, cultura, economia solidária e desenvolvimento econômico sustentável.

A única exigência feita pelo professor foi que todos os projetos em andamento, na comunidade, fossem acolhidos pela ONG: cursos de Informática, Música (teclado), alfabetização de adultos, artesanato em palha de milho, pintura em tecido e o de qualificação profissional em torno mecânico.

A Biblioteca Comunitária construída pelo professor com ajuda financeira de amigos foi transformada em Centro Comunitário, sede da ONG Palha de Milho. Esta denominação foi dada em homenagem a D. Margarida, uma idosa da comunidade que ensina artesanato em palha de milho (bolsas, samburás).

A ONG Palha de Milho fica situada no KM 09, Rodovia LMG 821(Mateus Leme-Serra Azul), número 9300, CEP 35674-000, Distrito de Serra Azul, Mateus Leme, MG. Por enquanto, não dispõe de endereço eletrônico. Festivamente inaugurada no último dia 06/02/2010, resta, agora, esperar que, de dentro “dessa Palha de Milho saiam muitas sementes que possam germinar e produzir frutos em abundância”.

Interessante é o fato da presença maciça de pessoas formadas ou em formação ligadas á Universidade Federal de Viçosa, do Campus de Florestal, senão vejamos: Maurício Júnior de Almeida, tecnólogo em Gestão Ambiental, Campus-CEDAF, é o presidente; Fernando Batista do Carmo, tecnólogo em Gestão Ambiental e Calouro de Agronomia da UFV, Campus-CEDAF, é o vice-presidente; Rafael Oliveira Bento, tecnólogo em Gestão Ambiental, Campus–CEDAF, é titular do Conselho Fiscal; Gilson Gonçalves Maia, técnico em Agropecuária e calouro de Agronomia da UFV, Campus-CEDAF é o Primeiro Tesoureiro; além do apoio de João Batista Lina, tecnólogo em Gestão Ambiental, Campus-CEDAF; Sônia Pimentel, tecnóloga em Gestão Ambiental, Campus-CEDAF e a importante presença do Professor Carlos Fernando Lemos da UFV, Campus CEDAF. Não é viçosa essa ONG?

Verdade seja dita que são dezenas de voluntários comprometidos, gente da própria comunidade, da região e de fora, todos empenhados em fazer da Palha de Milho um instrumento capaz de contribuir para que a vida se torne mais humana no Planeta Terra.
Gil Martins de Oliveira.

Nenhum comentário: